terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Festas de fim de ano, férias, viagens... Dicas!

Chegou Natal, Ano Novo, férias e com tudo isso surgem as viagens...  E quando viajamos nem sempre é fácil manter nossa alimentação equilibrada.

Temos folgas, é permitido relaxar, mas é importante termos cuidado com a nossa saúde.

Existem maneiras simples para que a nossa viagem seja segura, em todos os sentidos.

Viajando de carro:
Leve alguns alimentos não perecíveis e de fácil ingestão, como as barrinhas de cereais, frutas (já lavadas), snacks de soja, cookies integrais, castanha-do-pará, frutas desidratadas, palitinhos integrais, e biscoitos assados.
Nas paradas escolham locais limpos e que ofereçam variedade grande de alimentos. Lembre-se de higienizar as mãos. Ao escolher o que comer, prefira os alimentos leves e evite bebidas gaseificadas, como refrigerantes. 
Não se esqueça da água, a hidratação é muito importante (leve uma garrafinha no carro).

Viajando de ônibus:
Quando possível, leve alimentos prontos: as barrinhas, caixinhas de suco e biscoitos, são boas pedidas. Quando houver parada cuidado com a escolha dos alimentos.  Evite frituras e alimentos “in natura”, pois eles podem não ter recebido higienização adequada.
Se escolher por um lanche preparado ou refeição certifique-se da limpeza do local onde os mesmos são feitos. Se achar duvidoso, evite.
Como o ambiente é seco por causa do ar condicionado, não descuide da hidratação. Água e água-de-coco são boas escolhas.

Viajando de avião:
Viagens curtas não necessitam de tanta preocupação, mas se o seu destino for há algumas boas horas as refeições e lanches prontos são seguros do ponto de vista higiênico-sanitário, no entanto devemos nos atentar a qualidade nutricional evitando bebidas gaseificadas (podem atrapalhar a digestão e provocar gases) e o excesso de alimentos gordurosos, para ter um sono mais tranqüilo. Cuidado com alimentos que contenham muito sal (como castanha de caju, amendoim), pois estes retêm água podendo causar inchaço nas pernas.
Temos também a espera nos aeroportos, que pode ser longa. É melhor lanchar antes de chegar ao aeroporto ou preferir opções de sanduiches naturais (sem maionese) e tenha sempre na bolsa alimentos saudáveis como falamos acima (opções para levar em viagem de carro e ônibus).


Realize as refeições de três em três horas, com a presença de todos os grupos alimentares e não esqueça de se hidratar.
Boa Viagem e até o ano que vem!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Hábito Alimentar: Um fator de risco para o câncer

Como se alimenta o brasileiro

No Brasil, observa-se que os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. O perfil de consumo de alimentos que contêm fatores de proteção está abaixo do recomendado em diversas regiões do país. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, que em 2010 entrevistou 54.367 pessoas, o padrão alimentar no país mudou para pior.

Apesar de consumir mais frutas e verduras, o brasileiro continua a comer muita carne gordurosa (1 em cada 3 entrevistados) e tem optado por alimentos práticos, como comidas semiprontas, que são menos nutritivas. A ingestão de fibras também é baixa, onde se observa coincidentemente, uma significativa freqüência de câncer de cólon e reto. O feijão, alimento rico em ferro e fibras, que tradicionalmente fazia o famoso par com o arroz, perdeu espaço na mesa dos brasileiros. Para agravar o quadro, eles também tem se exercitado menos. Em 2006, 71,9% da população revelava comer o grão ao menos cinco vezes na semana. Em 2010, a média caiu para 65,8%. No estado do Rio, a média de consumo do feijão ainda é alta: 71,7%. A queda na média nacional pode ser atribuída às mudanças na dinâmica da família brasileira, que tem tido cada vez menos tempo de preparar comida em casa e o feijão tem preparo demorado. O consumo de gorduras é mais elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde ocorrem as maiores incidências de câncer de mama no país.
AlimentaçãoOutro dado negativo é que os refrigerantes e sucos artificiais - que têm alta concentração de açúcar - têm ganhado espaço na preferência dos brasileiros. Ao todo, 76% dos adultos bebem esses produtos pelo menos uma vez por semana e 27,9%, cinco vezes ou mais na semana. O consumo quase que diário aumentou 13,4% em um ano. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a popularidade dos refrigerantes é ainda maior: 42,1% tomam refrigerantes quase todos os dias. Apesar de o mercado oferecer cada vez mais versões com menos açúcar, como os diet e os light , somente 15% dos brasileiros optam por eles. Os jovens também preferem alimentos como hambúrguer, cachorro-quente, batata frita que incluem a maioria dos fatores de risco alimentares acima relacionados e que praticamente não apresentam nenhum fator protetor. Essa tendência se observa não só nos hábitos alimentares das classes sociais mais abastadas, mas também nas menos favorecidas. O consumo de alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais, tem aumentado, mas ainda é baixo. Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, 30,4% da população com mais de 18 anos comem frutas e hortaliças cinco ou mais vezes na semana. Entre os entrevistados, 18,9% disseram consumir cinco porções diárias (cerca de 400 gramas) desses alimentos, mais do que o dobro do percentual registrado em 2006. 

Fonte: Inca / Ministério da Saúde.