terça-feira, 21 de junho de 2011

Qual o melhor óleo para cozinhar?

No último sábado fiz um curso no Rio sobre Nutrição em Cardiologia que foi muito muito interessante!
Lá foi comentado sobre os diferentes tipos de óleo para utilizar em casa, e hoje nós vamos falar sobre isso.
Vou colocar aqui embaixo uma tabela com o ponto de fumaça (temperatura em que o óleo passa do estado líquido para gasoso) dos óleos que costumamos utilizar.

O que muita gente não sabe é que quando esses óleos alcançam esse ponto de fumaça começam a produzir substâncias tóxicas e prejudiciais a saúde, como a acroleína.
Então vamos lá, qual seria o melhor óleo pra utilizarmos pra cozinhar? O de soja, pois seu ponto de fumaça é mais alto? Eu sempre recomendo o de canola, mas o de soja é uma boa segunda opção.
Pois quando comparamos o de soja com o de canola encontramos uma maior concentração no de canola de ômega 3 (10% deste óleo é composto por ômega 3) e uma quantidade maior de gordura monoinsaturada (gordura “benéfica”) e pequena de gordura saturada.
O azeite tem uma composição muito boa também e pode ser utilizado para cozinhar mas nunca em temperaturas muito altas.
Mas vale lembrar que qualquer óleo deve ser usado com moderação devido seu alto valor energético para não influenciar no aumento de peso.

-          Dica: na hora de fazer o arroz refogue o alho e a cebola com um pouco de água, depois acrescente o óleo, não aqueça por muito tempo e já adicione a água do cozimento, abaixe o fogo e cozinhe normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário