segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dicas para o carnaval

Não é porque o carnaval chegou que você deve relaxar, afinal você quer se manter bem antes, durante e depois do carnaval ou em qualquer outra data comemorativa.

Então, basta seguir algumas regrinhas para você curtir o seu carnaval de bem com o seu corpo e a sua saúde. Como por exemplo:

- Logo de manhã, temos uma aumento do hormônio cortisol, é um dos momentos em que o corpo esta mais ativo, ficar sem comer neste período pode propiciar a perda de massa muscular, diminuir o metabolismo e conseqüentemente aumentar a fome no meio da manhã ou no almoço. Dica: sempre inclua um alimento integral neste período (ex: 1 fatia de pão integral ou 1 pão francês integral ou 1 porção de granola ou outro cereal); evite bolos, açúcares, pão branco, pois logo você estará com fome novamente.

- Sempre após cada refeição espere cerca de 20 minutos, para então decidir se você irá comer mais alguma coisa, seja um suco, uma fruta, uma sobremesa ou repetir o prato. Na maioria dos casos a fome é saciada.

- Quando bater aquela fome de doce, atenção, este pode ser um sinal de falta de vitaminas e minerais, como acido fólico, vitamina B6 e B12, magnésio, zinco e triptofano, ou indicar que você esta longos períodos sem se alimentar corretamente. Dica: Abuse nas saladas; quando possível escolha um suco misto (feito com mais de uma fruta e até mesmo com uma folha verde, exemplo: maracujá com limão e couve), assim você atinge mais facilmente a quantidade diária de algumas vitaminas e minerais. Não deixe de consumir alguma fonte protéica, como leite (derivados), carne ou ovo; alimentos ricos em triptofano (precursor da serotonina – hormônio do bem estar) podem ajudar, exemplo: leite e derivados, mel, grãos integrais, feijão, lentilha, nozes, banana, entre outros.

-Não caia nessa de achar que, ficando o dia todo sem comer para compensar a noite, irá lhe ajudar a manter o peso. Ficar longos períodos sem se alimentar pode diminuir o seu metabolismo, além do que, grandes quantidades de alimentos consumidos em uma única refeição serão estocados como depósito de gordura. Dica: Se você já sabe que no jantar irá aparecer alimentos mais calóricos, diminua a quantidade de alimentos do dia, mas sem pular refeições, faça pequenos lanchinhos a cada 3 horas, para que o seu balanço calórico do dia não seja negativo.

-Agora se o seu negócio é cair nas bebidas, atenção, 1 grama de álcool contém 7 calorias, portanto, quanto maior o teor alcoólico, mais calorias. Dica: Se puder, dilua um pouco as bebidas (Ex: na caipirinha coloque menos álcool e acrescente um pouco mais de água); beba bastante água antes, durante e depois da festa; utilize copos pequenos como 150 ml.

- Alimentos ricos em potássio são muito bem vindos, pois ajudam a eliminar o sódio (retenção de líquido), e para quem caiu no samba ou fez o uso de bebidas alcoólicas, ajuda a repor o potássio perdido no suor. Dica: inclua alimentos ricos em potássio como o damasco seco, o abacate, a acelga cozida, batata, a banana, etc.

- Não cometa vários excessos no mesmo dia (Ex: comer um bolo no café da manhã, abusar no almoço, comer sobremesa e ingerir bebidas alcoólicas). Dica: um dia você escolhe uma sobremesa e no outro come um pedacinho de bolo, assim a sua ingestão calórica não ultrapassa as necessidades.

 - Faça atividades físicas, dance, pule, nade, se divirta, manter-se feliz e ocupado diminui os hormônio do estresse e da fome.

Fonte: anutricionista.com.br

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Anvisa quer banir remédio para emagrecer no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer banir de vez a comercialização de todas as drogas usadas para emagrecer que atuam no sistema nervoso central: a sibutramina e os derivados de anfetamina (femproporex, dietilpropiona e mazindol). A única droga para o tratamento da obesidade que continuará liberada será o orlistate (Xenical), que atua diretamente no intestino, reduzindo em cerca de 30% a absorção de gordura.

Diante de estudos que apontam que o consumo de sibutramina aumenta o risco de problemas cardíacos, desde o ano passado a Anvisa impôs novas regras e endureceu os critérios de venda dessa droga. Ela deixou de ser vendida como medicamento comum e passou a integrar a categoria dos anorexígenos, drogas que exigem receita especial.

A proposta de proibir os emagrecedores foi anunciada a especialistas e entidades médicas da área na semana passada e será publicada hoje no site da agência, junto com um parecer explicando os motivos.

Os benefícios não superam os riscos. Esse é o principal argumento que a Anvisa pretende usar na próxima semana, durante audiência pública, para convencer a classe médica de que é melhor proibir de vez o uso de medicamentos usados para emagrecer.

Segundo Dirceu Barbano, diretor da agência, o assunto vem sendo discutido desde o ano passado, quando a União Europeia baniu a sibutramina. "Quase nenhum outro país tem sibutramina. As anfetaminas também estão diminuindo. E não há notícia de que isso piorou ou atrapalhou o tratamento da obesidade." Em 2009, foram vendidas no país 67,5 toneladas de sibutramina.

Segundo Barbano, a Anvisa fez um levantamento interno e concluiu que, por mais que o medicamento seja controlado e indicado apenas para pacientes com determinados perfis, não há evidências suficientes que demonstrem que a perda de peso supera os riscos cardíacos. "A nossa proposta, sustentada por uma extensa pesquisa, é de retirada imediata desses produtos do mercado. A não ser que consigam nos demonstrar com dados consistentes que estamos errados e esses remédios são bons e seguros", diz.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Consumo de gorduras saturadas e trans eleva risco de depressão

Pesquisadores das universidades espanholas de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria demonstraram que existe uma relação entre a ingestão de gorduras trans e saturadas e o risco de sofrer depressão.


Este é o resultado de um estudo realizado durante seis anos com 12.059 voluntários, cuja dieta, estilo de vida e doenças foram analisados.
Segundo o centro acadêmico de Navarra, nenhum voluntário sofria de depressão no início do estudo, mas no final foram detectados 657 casos.
Os participantes com um elevado consumo de gorduras tipo trans (presentes de forma artificial na confeitaria industrial e em fast-food, e de forma natural em alguns produtos lácteos) apresentaram um risco de depressão de até 48% maior que os participantes que não as consumiam.
Assim explicou Almudena Sánchez-Villegas, professora titular de Medicina Preventiva da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, primeira autora do trabalho.
Além disso, o estudo revelou uma relação dose-resposta "de modo que quanto mais gorduras trans eram consumidas, maior efeito prejudicial era causado nos voluntários", afirmou a especialista.
A equipe dirigida por Miguel Ángel Martínez-González, catedrático de Medicina Preventiva da Universidade de Navarra, analisou também a influência das gorduras poliinsaturadas (abundantes em pescados e óleos vegetais) e as do azeite de oliva.
"Descobrimos que este tipo de gordura mais saudável, junto ao azeite de oliva, estão associadas a uma redução do risco de sofrer depressão", ressaltou o pesquisador e diretor do projeto.
Os especialistas advertem que nos últimos anos a incidência da depressão aumentou, atingindo 150 milhões de pessoas no mundo, tornando-se a principal causa de perda de anos de vida nos países de renda per capita média.
Isto se deve, segundo Almudena, "a uma mudança radical nas fontes de gorduras consumidas nas dietas ocidentais", onde foram substituídos alguns tipos de gorduras boas (poliinsaturadas e monoinsaturadas de frutos secos, óleos vegetais, azeite de oliva e pescados) pelas saturadas e trans (de carnes, manteigas, confeitaria industrial e fast-food).
A pesquisa, publicada na revista médica "PLoS ONE", foi realizada em uma população com uma ingestão baixa de gorduras trans, já que estas só representavam 0,4% da energia total ingerida pelos voluntários.
"Apesar disso, observamos um aumento do risco de depressão próximo a 50%. Daí a importância do estudo especialmente para países como os EUA, onde a percentagem de energia procedente destes alimentos ronda 2,5%", concluiu Martínez-González.
FONTE: Folha

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dieta antirrugas?

Segundo um recente estudo da Universidade de Hallym, na Coreia do Sul o morango e a romã são ótimas opções para prevenir o envelhecimento precoce da pele. Elas são ricas em ácido elágico, um antioxidante poderoso.

Na pesquisa os cientistas expuseram células à radiação ultravioleta do sol depois adicionaram extrato de ácido elágico às culturas celulares. "A pele tratada com a substância teve menos inflamações provocadas pelo excesso de exposição solar e a atividade de substâncias que contribuem para a degradação do colágeno também foi reduzida" dizem os pesquisadores.

Só não há consenso sobre a quantidade de frutas para manter a pele jovem.
A recomendação é acrescentá-las a um dos lanches diários.
E ainda por cima 100g de romã e morangos têm respectivamente 56 e 30 kcal. Super leves!

A pele também é beneficiada com o consumo de molho de tomate, como foi comprovado pela Universidade de Manchester. Os pesquisadores acrescentaram 55g de molho de tomate à dieta de mulheres. O licopeno (substância presente no tomate) reduziu a ação dos raios UVA. Sem contar que essa substância é super eficiente ao blindar o corpo contra tumores.

Ter uma pele perfeita não é só evitar rugas, mas também se manter longe de doenças como o câncer. Nessa categoria o brócolis e a castanha-do-brasil ficam no topo da lista.

O composto ativo do brócolis é o sulforano, que elimina os radicais livres, por isso protege dos efeitos nocivos do sol. Ele também inibe a divisão celular em alguns momentos, impedindo que as células se multipliquem desordenadamente, um dos fatores por trás do câncer. O ideal é consumir 1 xícara de brócolis por dia.

A castanha-do-brasil se destaca por ter muito selênio, um mineral benéfico contra o câncer.

Então vamos acrescentar esses alimentos à nossa rotina! Nossa pele agradece!