quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia da saúde e nutrição

Boa tarde a todos!!

E hoje pra quem não sabe é o Dia da Saúde e Nutrição!!

Portanto reflita sobre sua saúde e comemore esse dia com uma refeição equilibrada e consciente.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Dormir auxilia no emagrecimento

Assistindo ontem ao Jornal Nacional vi essa matéria e achei muito interessante.

Mas porque o sono ajuda no emagrecimento?

No nosso corpo temos a serotonina que é um hormônio responsável por regular o apetite, ansiedade, atividade motora, ritmo biológico, aprendizagem e memória. A partir da serotonina fabricamos outro hormônio, a melatonina. Este é responsável pelo controle do ritmo circadiano, do ciclo sono-vigília, da resposta imunológica e também é antioxidante.

Quando dormimos pouco o metabolismo da melatonina fica alterado e isso acaba consequentemente alterando a serotonina. Quando acordamos com a produção de serotonina alterada não controlamos o mecanismo de fome/saciedade de uma maneira normal e acabamos consumindo uma quantidade maior de alimento.

Em seguida isto causará uma alteração na produção de melatonina no fim do dia, desregulando novamente o sono e causando um ciclo vicioso.

E o estresse ainda por cima interfere na produção e liberação desses hormônios, mais um motivo para as pessoas estressadas da pesquisa perderam menos peso também.



quinta-feira, 24 de março de 2011

Horta em casa

Ouvi uma chamada na TV que amanhã o Globo Repórter falará sobre alimentos orgânicos, seus benefícios, utilização em escolas e como consumi-los. Uma das dicas é ter a própria horta em casa, com temperos, folhas e quando possível, frutas.

Aqui em casa tenho meus próprios temperinhos, é muito prático e uma delícia você estar preparando um prato e lembrar - Huuummm vou pegar um pouco de manjericão, coentro ou salsinha!
Além de não conter pesticidas nos nossos temperos é tudo sempre fresquinho e ainda por cima eles são ricos em substâncias que fazem um bem danado pra nossa saúde!

Em um livro sobre alimentos funcionais achei algumas propriedades desses temperos. Alguns são antioxidantes, isto é, combatem os radicais livres no nosso corpo. São eles: Alecrim, pimenta, coentro, erva-doce, orégano, tomilho, manjerona e sálvia.
Isso sem falar na salsinha que é rica em vitamina C, no manjericão que é rico em vit K, ferro, cálcio!

Essa foto é da minha horta, o espaço é pequeno mas já da pra quebrar um galho e tanto, quem tiver interesse é só comprar as mudinhas, uns vasos e mãos a obra! Vale a pena!

Legenda da esquerda para a direita: Alecrim, esse próximo é um tipo de boldo, manjericão, sálvia, coentro, orégano, manjerona, hortelã e pimenta.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Alimentos industrializados

 Hoje vamos falar um poucos sobre produtos industrializados.
Quando nós ingerimos um suco de caixinha, refrigerante, salgadinhos, biscoito recheado, macarrão instantâneo, alimentos prontos (pizza e lasanha de caixinha, nugets, etc) nós colocamos pra dentro também conservantes, corantes, acidulantes, antioxidantes artificiais, antiumectantes, aromatizantes, estabilizantes, espessantes, umectantes e glutamato monossódico.

 E o pior é consomir estes produtos diariamente. Se fosse quase nunca, tudo bem, mas todos os dias já complica.

Estes compostos causam muito mal, podendo resultar em dores de cabeça, inchaço, hiperatividade, insônia, dermatites e aumento de fungos no organismo.

Os produtos industrializados liberam toxinas no nosso sangue, e estas, estressam o organismo. Toda vez que o organismo estressa libera o cortisol, o hormônio “do estress”. Os picos de cortisol nos momentos de estresse aceleram o processo de envelhecimento. O cortisol também faz com que seu corpo acumule gordura, principalmente a chamada “gordura visceral”, que é especialmente perigosa, pois fica ao redor dos órgãos do corpo (gordura abdominal) e liberam ácidos graxos diretamente no seu sangue, aumentando os níveis de colesterol e os níveis de insulina, elevando também o risco para doenças do coração e diabete.
Isto quer dizer que os produto industrializado engordam!

Então cuidado com eles! Claro que na correria do dia-a-dia uma ou outra coisa vamos acabar ingerindo mas vamos ficar alertas e dar sempre preferência para os naturais.

E como? Substituindo os biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, pratos prontos congelados por frutas, verduras, grãos, oleaginosas (castanhas, nozes, etc) e preparações feitas em casa, como uma massa integral com um molho de tomate caseiro e bolos e pães caseiros também, sem ser aqueles de caixinha cheio dos "antes" já citados acima.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Por que consumir alimentos orgânicos?

Esses dias lendo um material sobre produtos orgânicos achei o texto abaixo. Ali encontramos alguns motivos que justificam a utilização de orgânicos.

Em Macaé estou à busca de lugares que ofereçam estes produtos, principalmente os frescos, pois alguns cereais, azeites até encontramos, mas frutas e verduras é complicadíssimo ainda.
Se alguém souber de novidades aqui na região, por favor, me avise.

10 Motivos para se utilizar os produtos orgânicos

1– Sua comida adquire mais sabor: os alimentos orgânicos são amadurecidos naturalmente, sem o auxílio de produtos que aceleram seu desenvolvimento e podem comprometer o paladar;


2– As substâncias tóxicas ficam fora de seu prato: a produção orgânica não utiliza pesticidas, herbicidas ou fertilizantes artificiais que danificam o solo e o meio ambiente;


3 - Você protege a qualidade da água: somos compostos de 2/3 de água. Os agrotóxicos penetram nos lençóis freáticos e córregos, causando vários tipos de doenças. No cultivo orgânico, tanto plantas como animais, ingerem água pura;


4—Você ajuda a melhorar o solo: na agricultura orgânica, a cobertura verde e os compostos orgânicos tornam o solo mais vivo e saudável;


5— Você gasta menos: o que pode parecer mais caro, causa uma economia considerável com remédios. Estudos científicos constataram que frutas e hortaliças contém até 2,5 vezes mais minerais que os alimentos produzidos artificialmente;


6— Você paga um preço justo pelo valor da comida: ao evitar as contaminações ambientais e os danos à saúde, o alimento orgânico torna-se mais barato para as pessoas e o planeta. Na produção orgânica, leva-se em conta também as relações trabalhistas mais justas e o respeito a todos os seres vivos;


7– Você incentiva o pequeno agricultor: com sua compra, os pequenos produtores não se sentem tentados a abandonar o campo ou se entregar ao uso de defensivos agrícolas que põem em risco a vida de sua família;


8—Você protege as futuras gerações: nos grandes centros, ao completar um ano de idade, a maioria das crianças já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira de oito pesticidas que provocam câncer e alergias. Os produtos orgânicos ajudam a minimizar os efeitos de poluentes e outras doenças presentes em nosso ar, por proporcionarem maior poder aos anticorpos;


9—Você colabora com a biodiversidade: produtores orgânicos criam ecossistemas fortes e de culturas mistas, que dão o equilíbrio necessário ao desenvolvimento da vida no micro e macrocosmo;


10— Você reduz o aquecimento global, economiza energia e preserva o planeta: muita energia é utilizada para produzir fertilizantes e adubos químicos que, por sua vez, liberam quantidades enormes de gases na atmosfera. A agricultura sustentável preocupa-se com os resíduos e com toda relação provocada pela interferência do homem na natureza.