sábado, 29 de dezembro de 2012

Quem quer saúde vai a feira!


O que é melhor: prevenir ou remediar? Quando se fala em saúde, não há dúvidas que o melhor é prevenir. Vários fatores são importantes para evitar doenças. Uma vida saudável inclui tomar as vacinas na idade certa, manter a higiene do corpo e do ambiente em que se vive, fazer exercícios físicos regularmente, reduzir o estresse diário e muito importante, ter uma alimentação saudável. 

Mas, o que é uma alimentação saudável? Segundo o Ministério da Saúde, é uma alimentação diversificada, rica em alimentos vegetais integrais e com pequenas quantidades de produtos de origem animal. 

Entre os alimentos de origem vegetal, as hortaliças merecem um grande destaque porque são fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e de vários outros compostos químicos necessários para a proteção à saúde e para a diminuição do risco de ocorrência de várias doenças como obesidade, doenças cardio-vasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. Uma alimentação saudável também ajuda a evitar a ocorrência de doenças infecciosas e males causados por deficiências nutricionais. Em poucas palavras, o consumo diário de hortaliças é fundamental em uma dieta saudável. 

Existe uma hortaliça melhor que as outras, que seja mais nutritiva e que se consumida todos os dias vai garantir a saúde de quem a leva para a mesa? Não, essa super hortaliça não existe. Para uma dieta saudável, a principal regra é diversificar ! Em cada refeição, inclua pelo menos uma hortaliça diferente. Guie-se pelas cores, alternando hortaliças verdes, vermelhas, roxas, amarelas, brancas e de quantas cores você encontrar. Varie o tipo de hortaliça, alternando folhas, frutos e raízes. E, para não enjoar de comer a mesma coisa todos os dias, prepare as hortaliças de diferentes maneiras, aproveitando a versatilidade desses alimentos. 

Nesse universo de opções, será que existe uma hortaliça que faz mal para a saúde? Não, essa hortaliça não existe. São inúmeros os estudos científicos que mostram a importância e os benefícios para a saúde advindos do consumo desses alimentos. Somente pessoas portadoras de doenças ou distúrbios nutricionais específicos devem consultar o nutricionista para obter orientações individualizadas quanto à dieta. 

Mas se as hortaliças são alimentos tão importantes, porque o seu consumo no Brasil ainda está abaixo daquele recomendado pelos médicos e nutricionistas? Porque muita gente ainda acredita que alimentação saudável é sinônimo de alimentação sem gosto, mais parecida com remédio do que com comida. Essas pessoas não poderiam estar mais enganadas. Existe uma infinidade de maneiras de preparar e servir as hortaliças, usando os temperos e pratos preferidos de cada um. E nesse ponto, o Brasil é um país privilegiado, que produz uma enorme variedade de espécies de hortaliças, com cores, sabores e texturas para agradar até o mais exigente dos paladares. 


O “HORTALIÇA NÃO É SÓ SALADA” é um programa da Embrapa Hortaliças que apresenta o maravilhoso mundo das hortaliças, com sugestões e dicas de como incluir esses alimentos na sua dieta e de como prepará-los de forma saudável e saborosa. 




Texto: Milza Moreira Lana

sábado, 8 de dezembro de 2012

Dicas para a ceia

Antes da Ceia:
- Antes de sair de casa coma algum alimento rico em fibra, como maçã ou um copo de iogurte desnatado com 1 colher de algum alimento rico em fibra como chia, aveia ou linhaça em pó, ou uma barrinha de gergelim, ou palitos de cenoura e pepino crus. Eles irão ajudar a controlar sua fome na hora da ceia.
- Beba bastante água durante todo o dia.
Faça um almoço leve, priorizando legumes e verduras.
Se possível, tome um café da manhã caprichado. Quando comemos logo pela manhã nossa fome no final da tarde diminui.
Tente fazer algum tipo de atividade física no dia. 


Durante a ceia:
Durante o preparo e organização da mesa, deixe espalhado pela cozinha e sala, recipientes com cenourinhas e pepinos crus, frutas já picadas salpicadas com castanha moída. Lembre-se sempre de deixar uma boa apresentação, desta forma você e as outras pessoas presentes terão mais vontade de experimentar.
- Para beber, opte pelo suco de uva orgânico, vinho tinto orgânico ou o vinho sem álcool. Substitua o refrigerante por sucos de frutas naturais, chás gelados, água.
Natal saudável não é sinônimo de Natal chato, é possível oferecer pratos mais saudáveis e gostosos. Veja alguns exemplos e dicas:
- Peru é uma opção de natal saudável, pois contem pouca gordura e calorias. Que tal fazê-lo com umas frutas? 
Lembrem-se o Tender e o Chester também são opções com pouca gordura e calorias. Utilize-os no lugar do pernil, ou carnes vermelhas recheadas.
- Para acompanhar: Não precisa deixar de comer a querida farofa, nem o arroz, faça escolhas inteligentes, ao invés de incrementar a farofa com bacon ou presunto, use frutas secas ou legumes, como nozes, damasco e milho. Já o arroz pode ser enriquecido com lascas de amêndoas ou uvas passas. Se for integral, melhor ainda. Além de ser mais saudável, as fibras ajudam a aumentar a saciedade.
- Mas não se esqueça da salada, sempre acrescente uma no início da refeição. Opte por saladas ricas em folhas, principalmente verde-escuras. Evite saladas com muita maionese e molhos industrializados. Crie seus próprios molhos naturais, com alho, cebola, salsinha, manjericão, hortelã, louro, alecrim, azeite e limão. 
Para sobremesa, sempre coloque as frutas, e se for optar por algum doce, como bolo ou torta, sempre escolha os que têm alguma fruta na preparação e que sejam pouco recheados.


Depois da Ceia:
Em primeiro lugar, acorde feliz, se permita! Aceite com carinho tudo o que você comeu, afinal foi uma noite muito especial, com pessoas queridas, regada de alimentos saudáveis e gostosos. Agora você terá os próximos dias para se alimentar bem.
- Comece seu dia preparando uma água aromatizada com gotas de limão - ótimo para desintoxicar.
- Beba bastante água durante o dia.
- Coma frutas diuréticas como, melão, pêra, maçã e melancia.
- Coma muitas folhas.
- Colocarei algumas sugestões de preparações para ceia na página de receitas.


Um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!


Fonte das receitas e de algumas dicas: Nutrição holística.