quinta-feira, 28 de março de 2013

O que é que o Gengibre tem?


O gengibre (Zingiber officinale) pertence à família Zingiberaceae. As plantas desta família, em geral, apresentam grandes quantidades de fitoquímicos e no caso específico do gengibre, os compostos responsáveis pela pungência (ardência) são principalmente os gingeróis, considerados os principais compostos bioativos de alimentos dessa espécie. Esses compostos, principalmente o 6-gingerol, são os componentes mais ativos, que se destaca por sua atividade antioxidante.

De maneira geral, os estudos científicos têm demonstrado que o gengibre possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, hipoglicemiantes, hepatoprotetora, hipocolesterolêmica, 
anti-inflamatória e analgésica.

Diversos compostos presentes no gengibre possuem atividade antitumorigênicas também. Estudos realizados in vitro e in vivo demonstraram que o gengibre e seus compostos isolados podem ser eficazes no controle do câncer gástrico, coloretal, ovário, fígado e da pele.

O gengibre também tem sido considerado efetivo para o tratamento de náuseas e vômitos associados com a quimioterapia e na gestação.

Gostou? Agora como usar no dia a dia: adicione uma lasquinha sempre que for bater sucos no liquidificador (mesmo os de polpa - simmm polpa é fruta gente! Prático e saudável!) e gengibre fica delicioso no tempero de carnes e legumes! 

sexta-feira, 1 de março de 2013

Chá para a beleza!

Você já ouviu falar do hibiscus?

O chá dessa planta tem efeito diurético, ajudando a evitar a retenção excessiva de líquidos.

E hoje no mercado temos várias opções que levam esta planta na composição. Inclusive um deles leva de amora e rosa mosqueta. 

Todos com alto poder antioxidante e garantindo o funcionamento adequado das células.

Uma ótima opção para dar saciedade no meio da tarde ou na ceia! Tem um gosto saboroso e não precisa adoçar! Vamos provar?


Fonte: Acta Biochim Pol. 2012;59(1):129-32. Epub 2012 Mar 17. Carotenoid composition and in vitro pharmacological activity of rose hips.
Diuretic effect of compounds from Hibiscus sabdariffa by modulation of the aldosterone activity. Planta Med. 2012 Dec;78(18).