quarta-feira, 17 de abril de 2013

Batata Yacón - os diabéticos agradecem!


Já falei aqui sobre alimentos que auxiliam no controle da glicemia, no entanto, tem um deles que eu nunca tinha provado, por nunca ter achado para comprar aqui em Macaé.

Mas hoje achei a bendita batata yacón no hortifruti e já provei!

Comi ela crua, descascada e fatiada fininho, junto com a salada no jantar. Ela tem um sabor suave e levemente adocicado, lembra pera.

Mas vamos aos benefícios:
- O carboidrato encontrado nesta batata é um prebiótico intestinal (estimula a produção de bactérias boas no intestino), prevenindo a disbiose intestinal.

- Diminui o a síntese de carcinógenos, de risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas.

- Previne diarreias, já que seus produtos de fermentação suprimem a atividade de outras bactérias como Escherichia coli, Streptococcus fecalis e proteus, além de atuar também no aumento do bolo fecal no intestino e com a diminuição do pH local, acaba favorecendo o aumento da absorção de minerais, prevenindo osteoporose, inchaço, câimbras e por fim, prevenindo a hipertensão arterial.

Específica para Diabéticos:

Estudos têm demonstrado que após o consumo dessa batata há uma diminuição nos níveis de açúcar do sangue. Isso acontece porque diferente da maioria dos tubérculos, a yacón é composta principalmente por inulina ao invés do amido, e este carboidrato realmente diminui os níveis de glicemia e de insulina no sangue.

Uma dica para utilizar seria adicionar um pedaço diariamente ao suco natural. Isso faz com que o suco tenha uma carga glicêmica menor, liberando menos insulina, ajudando no emagrecimento e na prevenção de diabetes.

Experimente!!