quarta-feira, 24 de junho de 2015

Maçã e fígado!

Quer melhorar a esteatose hepática - famosa gordura no fígado? Vamos comer maçã! 



Ela é rica em fibras, polifenóis (estimulam secreção de sais biliares e sua excreção – desintoxicação efetiva), ácido ursólico (antioxidante – estimula a queima de gordura), ácido oleanólico (dissolve gordura do fígado, estimula contração da vesícula – evita cálculos), ácido málico (função de estímulo mitocondrial – ajuda na produção de energia, melhora defesas antioxidantes).




Não gosta de maçã, vamos pensar em outras maneiras de comê-la. Maçã no suco, maçã com canela, vinagre de maçã, torta bolo com maçã, por que não?

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Hemp Seed

As sementes hemp seed, ou sementes do cânhamo, provêm da espécie Cannabis sativa, porém essas sementes, denominadas hemp seed, não contêm THC (tetra-hydrocannabinol), que provoca a intensa vontade de comer que toma conta do usuário da maconha após utilizá-la.

As hemp seed, além de não possuírem o THC, apresentam uma enorme gama de nutrientes, compostos bioativos e ácidos graxos poli-insaturados. Contêm ômegas-3 e 6 com uma proporção de 3:1, sendo classificadas como excelentes para o equilíbrio do organismo e podem ser utilizadas para compensar o desequilíbrio da dieta contemporânea, com a alta ingestão de ômega-6 e consumo insuficiente de ômega-3. Entre seus benefícios está a redução do LDL colesterol, redução de níveis de triglicerídeos sanguíneos e melhor sensibilidade à insulina.

Possui também uma considerável concentração de GLA, ácido gamalinolênico ─ essencial para a síntese de prostaglandinas, em que a ação anti-inflamatória auxilia na regulação do humor e sensação de bem-estar, assim, aliviando sintomas de estresse. Os fitoesteróis presentes em sua composição são compostos bioativos e auxiliam na prevenção de doenças coronarianas e crônico-degenerativas.

Essas sementes são compostas por 40% de fibras alimentares, por isso se coadunam ao processo de perda de peso, sensação de saciedade e equilíbrio da função intestinal, também, apresentam valor de 30% de proteína, sendo um macronutriente essencial para reações metabólicas e para formação e manutenção da massa magra.

Dentre seus micronutrientes, destacam-se os minerais, fosforo, potássio, magnésio e cálcio.

Hemp seed tem sabor suave, similar ao das sementes de girassol, avelã e nozes, e pode ser consumida crua, germinada ou ainda ser transformada em bebida vegetal. No dia a dia, são sementes práticas para acrescentar a preparações como saladas, risotos, pastas, sucos e smoothies.

WANG, X. S. et al. Characterization, amino acid composition and in vitro digestibility of hemp (Cannabis sativa L.) proteins. Food Chemistry, v. 107, n.1, p. 11-18, 2008.

Fonte: Revista Nutri Online